MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 19 de abril de 2016

Mulheres na Tauromaquia...

As mulheres na tauromaquia

As Mulheres na Tauromaquia
Resultado de imagem para toureio no feminino
Em primeiro lugar é importante salientar que em pleno sec. XXI, é triste ainda assistir á mediocridade daqueles que acham que a mulher não tem os mesmos direitos que os homens, a participar em atividades profissionais e sociais do nosso quotidiano.
Felizmente essas situações começam a ganhar outros contornos, começando-se a ver as mulheres integradas nas mais diferentes áreas,  muitas vezes com prestações bastante superiores às dos homens!
Na nossa tauromaquia não se podia esperar algo diferente....
Os nossos carteis começam cada vez mais a serem preenchidos pelo sexo feminino e sempre dando em praça bastantes "cartas" positivas.
Sou uma fã da coragem dessas mulheres, que muitas vezes, ao contrário dos homens, para além da sua vida profissional, têm a sua vida pessoal que engloba ser mãe, esposa e dona de casa e isso digam o que disserem não está ao alcance da coragem de todos.
Para além da sua prestação dentro de praça, cada vez mais bem representado pelas mulheres, temos também as bancadas afamososdornadas com a presença feminina, o que levou ao excelente trabalho de João Silva "Belas e Famosos".
Sejamos honestos o que seria da nossa tauromaquia sem uma mãe, uma esposa, namorada, irmã, prima, tia, avó, amiga etc....???
Elas sofrem pelos que estão em praça, e orgulham-se demonstrando esse orgulho ao jeito feminino!
Muitas vezes quando as coisas não correm tão bem, são as primeiras a levantar-se da bancada e a chegar a à enfermaria, são as primeiras e de forma vaidosa a ajudar na preparação do saco das fardas, as primeiras a fotografar, a registar o momento para mais tarde recordar.....
As primeiras a conduzir carros para os levar daqui para ali, a ajudar na preparação de eventos e a homenagear os que representam e amam!!!!
Outro exemplo de beleza são as nossas sevilhanas, que dão alma ao nosso mundo taurino, e que nos transportam a outra atmosfera.
Todo o encanto e beleza é essencial, e para que isso aconteça só mesmo as mulheres como personagens principais....
Digo e digo com verdade sentida, que a nossa tauromaquia precisa e necessita das mulheres, e que sem dúvida elas poderiam não existir englobadas na festa brava, mas com toda a certeza a festa não teria o mesmo encanto e magia.
Obrigada mulheres e continuem a espalhar magia pela nossa tauromaquia!!!

Saudações taurinas
Lara Veiga Vicente