MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 24 de março de 2015

Francisco Cortes - Presidente da Camara de Estremoz...

Resultado de imagem para concelho de estremoz



Li no Farpasblogue que o Presidente da Câmara de Estremoz, não permite que Francisco Cortes toureie na sua terra, sem que o pai do referido cavaleiro lhe peça públicas desculpas. Não quis acreditar, e esperei por um público desmentido que até este momento não chegou a aparecer.

Perante esta noticia e a ser verdade o seu conteúdo, lembrei-me que a grosso modo, atitudes deste tipo se encontram na Coreia do Norte, onde  Kim Jong il manda matar todos os familiares dos adversários politicos, o mesmo acontecendo por vezes no "Estado Islâmico".

Qualquer pessoa quando é eleita para presidir a um Municipio, a partir da sua eleição, passa a ser o presidente de todos os munícipes do Concelho.

É pena que tal se passe, se acaso é verdade o que li, numa terra que tem na sua história um facto ditado pela paz que deve ser referência para os estremocenses, quando a Rainha Dª Isabel se deslocou a Estremoz para evitar a guerra entre D. Afonso IV de Portugal e D. Afonso XI de Castela.

Não tenho nada contra o presidente da Câmara que não conheço pessoalmente, antes pelo contrário, tenho estima e admiração pela sua coragem em reabilitar a Praça de toiros da sua Terra, como tenho a maior admiração pela Tertúlia de Estremoz que manteve acesa a chama da Tauromaquia nos anos em que a praça esteve interdita, que também se queixa de ser menosprezada pelo Municipio. 
Quanto ao maestro José Maldonado Cortes, sou seu amigo e admirador há várias dezenas de anos, reconhecendo-lhe sempre educação e verticalidade de carácter em todo o mundo por onde alardeou a sua arte, que abrangeu os quatro continentes, e não vejo a ser indelicado sem razões fortes que o levem a passar-se.

A Praça não é do Senhor Presidente, como tal, este não pode dispor dela como coisa sua.

Neste País, tudo tem sido possivel aos politícos, desde mudarem de partido a seu belo prazer ( interesse), a defenderem um ideal contrário ao anterior, mas não podem trazer aos seus desempenhos, problemas estritamente pessoais...