MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 16 de março de 2015

Crónica de NISA...

Festival divertido e regresso prometedor de Marcos Bastinhas..

Cavalo VIGO...

O facto de quase todos os toureiros e grupos de forcados anunciados fazerem neste dia a sua estreia esta temporada, era só por si um aliciante forte deste Festival.

Dos novilhos de "Santos Silva", dois cumpriram bem e um saiu mal.
Dos novilhos de "Sommer", dois sairam mal e o 6º da ordem cumpriu.

JOAQUIM BASTINHAS

Conseguiu excelente actuação com um novilho que colaborou, saindo com dois cavalos novos que muito impressionaram favoravelmente.
De saída, o VIGO ( ferro João Diniz), esteve segurissimo além de se tirar á medida com expressão. Este cavalo faz-me lembrar fisicamente, na seriedade com que desenha as sortes e no gesto, o "Aguilillo" de Luís Domecq"( tão só um dos cavalos de que mais gostei ), prevendo eu que pode vir a ser excelente de bandarilhas.
Depois sacou o DARDO ( Ferro Manuel Braga), com o qual deu uma dimensão diferente ao seu toureio, desenhando a sorte com ligeira batida, a uma distância que permite ao toiro recuperar do engano dando outra verdade ao seu desempenho. Á parte disso, este cavalo tem beleza, transmite e tem classe.
Rematou a lide no "Duque" ( ferro João Moura) com o tradicional par a duas mãos.
Com estes dois cavalos ( Vigo e Dolar) e com o Amoroso, não me engano se disser que Bastinhas está montado como nunca e que pode fazer uma época superior á do ano passado.

RUI SALVADOR

Bailou com a mais feia. Tocou-lhe um "Sommer" dificil e com mau génio, ao qual o cavaleiro de Tomar impôs como sempre a sua valentia, acabando por estar sempre por cima do astado, conseguindo ferros com a sua marca.



MARCO JOSÈ

Num ano importante da sua carreira e embora a rez que lhe tocou não tivesse qualidade, esteve digno e com valor. Sacou um cavalo novo de saída, de nome "Conquistador" ( ferro Jaime Boavista), seguro e a deixar lidar bem que vem preencher uma lacuna na quadra deste cavaleiro, e todos sabemos que um cavalo seguro e efectivo de saída faz com que os de bandarilhas andem melhor. O Girassol como sempre esteve bem.
Actuação prometedora, mesmo tratando-se de um novilho manso e dificil.

PEDRO SALVADOR

Tocou- um dos piores novilhos da corrida, mesmo assim esteve bem nos compridos montando o cavalo "Eneias" ( ferro Helena Nabeiro), um cavalo ruço de cara suja, que muito impressionou pela positiva levando-me a fixar este nome...
Nas bandarilhas, não esteve ao seu nivel muito por culpa do que lhe calhou em sorte...

MARCOS BASTINHAS

Tinha toda a curiosidade em ver a reaparição deste cavaleiro, e não saí defraudado, bem pelo contrário.
Recebeu bem o novilho no "Capa Negra" ( ferro João Diniz) que se apresentou mais maleável. Depois sacou o "Triunfo" ( ferro Vinhas), e recreou-se em ferros com rara emoção e em ladeares vistosos. Sacou ainda de bandarilhas um cavalo novo "Dolar" com o ferro (João Moura) do qual tirou partido da expressão desta montada num toureio mais clássico. Rematou a lide de forma aparatosa no Actor (ferro Caniceira).
Impressionou o á vontade com que este cavaleiro se apresentou depois do acidente, mostrando a quem viu, que está totalmente recuperado e com vontade de lutar.

ANDREIA OLIVEIRA

Teve indiscutivelmente a melhor actuação que lhe vi até hoje. 
Bem nos compridos, bem nos curtos e com um violino de boa execução, montada no cavalo de ferro "Pedro Artilheiro".
Continuando assim pode evoluir bastante...

FORCADOS :

Embora os novilhos não fossem grandes apresentaram problemas. Ao Grupo de Portalegre tocou o melhor lote pegando de caras os forcados Miguel Gil e Luís Godinho. Pelo Grupo de S. Manços pegaram José Lobo e Fábio Santos. Pelo grupo de Coimbra a quem tocou o pior lote, pegaram Pedro Silva e Ricardo Matos.

Os Forcados da cara foram quase todos novos nesta arte de pegar Toiros, com é habitual nestes festivais de principio de temporada, com o que isso tem de positivo...