MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 24 de março de 2015

António Pelarigo é o fado antigo...

Pelarigo deu vida ao fado antigo

Clique para aceder às Opções

No domingo fui almoçar ás Caneiras a casa do Pelarigo, como vou várias vezes ao ano com o mesmo grupo de amigos, Mandachuva, Arimateia, Maestro Mário Coelho, Fernando Hilário, Simão Comenda, Rui Barreiros, Ricardo Chibanga e outros.

Conheci o António Pelarigo ( Cabaret  p'rós amigos doutros tempos), há muitos, muitos anos na caseta dos Marialvas na velha feira de Santarém, onde tantas vezes cantámos juntos. Já nessa altura o seu canto e o seu sentimento impressionavam toda a gente que o ouvia, em especial os verdadeiros amantes do fado.

Como sabem, o fado atravessou várias fazes, mas na minha opinião as mais marcantes depois de Amália e Marceneiro, foi a época determinada por João Ferreira Rosa - o fadista que trouxe classe ao fado - e agora a época de António Pelarigo - o fadista que deu uma nova vida ao fado antigo-.

Ao longo dos anos, continuei a cantar com o Pelarigo, ora em sua casa em tertúlias verdadeiramente fadistas, ora em casa de amigos. A sua voz amadureceu, enquanto os poemas que canta, mantêm a qualidade da beleza profunda, na ligeireza do entendimento sentido, sem cruzar mesmo que ao de leve a moda da poesia intelectualoide que penetra nos segundos sentidos, retirando ao fado o seu cariz popular.

"Quem me quiser, há-de saber as colchas
As cantigas dos búzios e do mar..

Com estes versos começa um poema de Rosa Lobato Faria, ao qual o António dá a força dum fadista raro, que quando na exaltação do seu sentir Monárquico, brilha nas suas cantigas que versam esse tema, dando dessa maneira o sentido de intervenção que planou muitas vezes no fado .

O " Pelarigo é e sempre foi um enorme fadista, que só uma incorrigivel humildade, o arrastou no tempo, um tanto escondido das luzes da Ribalta...

 .