MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Conferência C. Pequeno - Rescaldo...


Entre o sério e o caricato



Segundo o nosso representante ali presente, a apresentação dos carteis decorreu com a pompa e circunstancia relativa á categoria dos mesmos.

Foi explicado que os cavaleiros, Victor Ribeiro, Jacobo Botero, João Maria Branco e João Salgueiro da Costa, não tomam parte nesta primeira fase da temporada, por desacordo quanto a condições contratuais, o que é natural e acontece em todas as Praças de toiros do mundo ( Vidé o caso recente de Morante em Sevilha).

Houve no entanto outra situação, que deixou perplexos todos os Presentes.
O matador "Pedrito de Portugal" contestou o facto de não ter sido contratado, numa atitude bizarra que nunca ninguém tinha visto, ainda por cima dizendo que no Campo Pequeno não alterna com Portugueses.
Todos conhecem o valor que teve este toureiro, mas também todos sabem que não é fácil a relação deste com as empresas e não só. Lembram-se de quando ele se atravessou na frente do matador "Gallo", quando este dava a volta á arena, a pedir para tourear o sobrero ? Lembram-se da história dos picadores anunciados, sabendo que a lei não o permitia ? Lembram-se da confusão que gerava as trocas de toiros por si impostas ? Tudo isto é reflexo de uma certa maneira de estar que em nada ajudou a sua imagem.
Ir ali, naquele dia e naquela circunstância reivindicar um lugar, não é lógico, faz lembrar aqueles que vão pedir emprego á porta dum putativo empregador.
Quanto ao amigo do matador, director da maior casa de espectáculos do País, que se manifestou do mesmo modo, pergunto : Será que gostaria de ser confrontado com uma situação destas quando apresenta os seus espectáculos ?

Para termiinar, lembro que toureio é arte, e não me lembro de um pintor, um músico, um escritor ou um actor, reivindicar desta maneira um lugar a que julga ter direito.