MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

João Paulo Fernandes - P'ra que a terra não esqueça..

P'ra que a terra não esqueça...

João Paulo Fernandes




Falar do meu amigo João Paulo Fernandes é falar de um homem com uma história invulgarmente rica, que uma modéstia incorrigivel sombreia.

Foi forcado do AP MOITA


Jogou Rugby e bem nas equipas do DIREITO e Vila da MOITA.


É uma vara distinguida no campo ou em picarias.


Aficionado prático á Deriba.


 
Recolhe toiros na Praça por mera aficcion.



E como se tudo isto não bastasse, foi campeão europeu por Equipas nos anos 1999 e 2000 em França e Itália, na modalidade de Equitação de Trabalho que hoje é um sucesso garantido e difundida em praticamente todo o Mundo, modalidade na qual foi desde sempre Treinador da Prova da Vaca, cargo que ocupa ainda hoje na APSL.



Atrás deste invejável curriculo, existe um homem sério socialmente que valoriza as suas amizades, e que dignificou tudo aquilo em que se meteu, não deixando que a sua natural simpatia o possa trair perante as circunstâncias de amizades ou favorecimentos.

Falar com o João Paulo de cavalos ou de toiros é ter a certeza de que se ouve opiniões cordatas e equilibradas. As suas falas não têm venenos, antes pelo contrário são construtivas, porque baseadas sempre na elevação e assentes no bom senso...

O meu amigo João Paulo faz-me lembrar a filosofia de vida multifacetada que atingiu o seu apogeu no século XV, quando os homens primavam em legar ao futuro, a história a sabedoria e o humanismo que receberam aplicando-o do cotidiano da vida real.

Este amigo, é para mim, uma referência na sua forma de estar no mundo, fazendo o que gosta profissionalmente e vivendo as amizades por inteiro, num estar e ser Português de lei...  

Foi por toda esta história e pela amizade que nos une que escrevi esta crónica "P'RA QUE A TERRA NÂO ESQUEÇA"...