MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

TOIROS - Chicotadas psicológicas...

Começam a estar em moda as chicotadas psicológicas no "MUNDILLO"...



Na linguagem pitoresca do futebol há uma expressão que aparece muitas vezes: chicotada psicológica. Julgo que os meus amigos frequentadores destas páginas conhecem o significado: trata-se de pôr no olho da rua o treinador de uma equipa no decorrer da época.

A chicotada psicológica pertence ao mundo do futebol, mas a tentação de responsabilizar alguém pelas nossas dificuldades estende-se a outros sectores da vida. Estou a pensar, por exemplo, nos medíocres estudantes que se absolvem a si próprios e culpam os professores, ou nos maus condutores que provocam acidentes e se queixam da estrada. 

Parece que no "MUNDILLO" as chicotadas pegaram moda.
Este ano, que me lembre, assistimos aos casos de João Salgueiro da Costa, Verónica Cabaço, João Maria Branco e Paulo Jorge dos Santos.

Normalmente no nosso mundo, as chicotadas têm que ver com falta de contratos e ciúmes artìsticos, ciúmes esses, considerados uma das emoções humanas mais potentes, dependentes da personalidade de cada um, situação e circunstâncias envolventes, esse ciúme varia em termos de tipo e de grau de intensidade. 

Embora os ciúmes artísticos no mundo do toiro, sejam quase sempre um sentimento mais ou menos íntimo, apenas partilhado entre o toureiro e a família, a sua presença no dia-a-dia é desgastante.
O dicionário português da Porto Editora apresenta duas definições para a palavra ciúme:


1.“Inveja de alguém que usufrui de uma situação ou de algo que não se possui ou que se desejaria possuir em exclusividade.”

2.“Sentimento de possessividade em relação a algo ou alguém.”

Juntamente com a própria emoção que é o ciúme, juntam-se várias outras emoções, igualmente poderosas: medo, ansiedade, incerteza, insegurança, desconfiança, humilhação, tristeza, desgosto, raiva, descontrole, vingança, depressão... O ciúme pertence mais à vaidade do que ao amor. É impossível exprimir a perturbação que o ciúme provoca... 

  Não quero de maneira nenhuma atribuir aos cíumes artísticos, a exclusividade das razões das roturas dos apoderamentos a meio da temporada, mas acredito que em alguns casos possa ter tido influência...   Penso que faltou em alguns casos paciência. É preciso Paciência que é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado e consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados, da capacidade de suportar incômodos e dificuldades de vária ordem. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranqüila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade.  

 Que estamos perante um fenómeno novo que nada trás de bom á "FESTA", disso não há dúvidas...