MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Para tutear é preciso estatuto...


Tutear sim, mas...



Quando eu era novo, tratar por tu fosse quem fosse, obedecia a critérios de bom senso que se fundamentavam na idade, na posição social e na intimidade. Eu ainda sou do tempo, que era fino tratar-se os irmãos e as namoradas por você o que pressupunha respeito e aina que não pareça, pressupunha intimidade.

Veio a revolução e passou o tutear a ser moda, ou porque uma suposta igualdade apregoada na época o influenciou, ou porque para alguns marcados por contigências da vida, tutear era uma forma de se afirmarem e de subirem degraus na escala social.

No mundo do toiro, o tutear não atingiu grandes proporções. Um novilheiro não trata um matador por tu de qualquer maneira, nem um cavaleiro dos mais novos tuteia os mais velhos sem que estes o facilitem, no entanto no mundo aficionado já não sucede assim. Quantas vezes não somos surpreendidos por gente que mal conhecemos ou mesmo não conhecemos, com um "Ó pá gostaste da Corrida ? ".

Cá para mim não me importa grandemente que me tuteiem, mas ás vezes fico incomodado, porque nunca o fiz nem faço. Só passei a tutear D. Angel Peralta.
 quando este mo exigiu, o mesmo acontecendo co o Sr. Francisco Carreira que tinha idade para ser meu avô...

Quem me tuteia sem eu achar que tem esse estatuto, leva sempre como resposta um distanciamento significativo, não ganho nada com isso porque muitos dos que o fazem nem percebem, coitados...