MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

CRÓNICA do C. PEQUENO - Corrida TV...




Corridas como esta fazem aficionados...



No fim da corrida de ontem, pensei que tinha viajado no tempo e que tinha visto uma corrida daquelas que via há muitos anos.

Com verdade, emoção, "toiros toiros" e pegas duras, assistiu-se a um espectáculo honrado que a todos agradou, e que premiou o bom gosto com que a corrida foi montada.

Os toiros sérios de "Murteira Grave" tinham que ser toureados, e ainda que tivessem nobreza, solicitavam respeito e prenharam de dignidade a corrida.


ANT. RIBEIRO TELLES

O da Torrinha, deu-nos mais uma lição de toureio clássico. E vão três seguidas ... (Alcacer, Évora e Lisboa).
No 1º toiro esteve bem, realçando nós os compridos. No 2º toiro, depois de excelentes compridos, trocou de cavalo e saiu no Caparica, vindo a cravar ferros de grande impacto mantendo-se sempre ligado ao toiro, numa afirmação plena do seu conceito de toureio frontal, que o torna o mestre do purismo da arte de Marialva.
Á medida que o tempo passa, melhor vai sendo o entendimento entre António R. Telles e este cavalo, o que me leva a afirmar que, O Caparica pode vir a ser melhor que todos os craques que este cavaleiro já teve, como por exemplo os "VITI", "GABARITO" e mais recentemente o "RONDEÑO" . 

V. RIBEIRO

Os anos passam, e sempre os alcatuzes da nora da vida, trazem a este cavaleiro novos cavalos, com diferentes desenhos de sortes, em que acima de tudo sobressai a sua sensibilidade hípica.
O cavalo castanho "MOITA" ( ferro José Chula) que ontem vi pela primeira vez, deixou-e encantado, e mais impressionado fiquei ao saber que foi comprado no passado dia de Natal, e que só no fim de Janeiro deste ano viu a primeira vaca. O MOITA tem sítio, tem elasticidade, chega ao público e pode o que quer, e assim proporcionou ao cavaleiro uma excelente actuação no 1º toiro que este lidou. No segundo que lhe coube em sorte tirou tudo o que este tinha, não alcançando o mesmo brilho da primeira parte da corrida. muito por culpa do toiro.

JOÃO MARIA BRANCO

Começou a lide do seu 1º toiro com dois excelentes compridos e um curto, para depois vir a menos. 
No seu 2º toiro reencontrou-se, e teve a actuaçãopróxima daquilo que sonhou, transmitindo a Emoção que é a sua imagem de marca.
É bom não esquecer que este jovem esá em plena evolução.
O toureio que apresentou ontem em Lisboa, e que é o seu, pode-se considerar que porventura está a meio caminho do toureio moderno. Desde que tomou a alternativa, toureou sempre em carteis a apertar, fazendo-o de forma digna e em progressão.
Para muitos, é a figura do futuro.

FORCADOS : Os Grupos de Montemor e Lisboa, provaram com as pegas que fizeram e pela forma como ajudaram, o bom momento que atravessam e honraram os 75 e 70 anos da sua história...

Premio melhor lide - Ant. Ribeiro Telle
Prémio melhor pega - João Romão Tavares