MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Campo Pequeno - A arte tem expressões distintas...




Cada um come do que gosta....


O cristo de Dali não tem nada que ver com o cristo de Velásquez e não deixam de ser duas obras extraordinárias...

 As artes do toureio e da pintura podem ser comparáveis!!! 


A escola do toureio dos Mouras, pode ser considerada impressionista, porque tal como no impressionismo na pintura o movimento torna-se o principal elemento. O Ritmo e a movimentação nas lides, chegou ao público pelos desempenhos do patriarca do clã.
É evidente que sempre teve detractores que acusavam esta forma de tourear afastada do classicismo, mas vingou com uma  força que lhe foi emprestada nos seus principios por um fenomeno sócio politíco.
A passagem desse coceito aos progenitores foi natural, e hoje podemos assistir á alternativa de Miguel Moura, continuador seguro e firme dessa escola de toureio impressionista.

A escola de Bastinhas pode ser enquadrada no expressionismo que é a forma de expressar subjectivamente o toureio, dando primazia à expressão de sentimentos em comunhão com os aficionados.
 Essa comunhão com os aficionados feita espectacularidade, é uma constante no toureio de Bastinhas á qual o seu filho Marco tem acrescentado reportório e emoção.
Tal como a escola Mourista, e como toda as escolas de toureio definidas, esta também tem detractores, mas a a sua aceitação popular levou-a á afirmação em todo o País.

São estas duas escolas que podemos comparar hoje no CAMPO PEQUENO...