MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 9 de abril de 2013





O que não disse na R. Potalegre por falta de tempo, sobre a bomba...



Efeitos de uma bomba...


Quando há dias anunciei que ía rebentar uma bomba, sabia o que estava a dizer, mas não me quis adiantar aos acontecimentos, esperando mesmo que as coisas se resolvessem a contento.
Depois de tornada pública a posição da ANGF em relação ao grupo de Alenquer e á empresa GESTOIROS, esperei ainda pela anunciada conferência de imprensa da associação a que assisti com toda a atenção, para depois me manifestar, partindo do principio e como dado adquirido, que a direção não vota. Tomámos também em atenção o facto de nunca falarem em boicote, mas sim em colectivamente aceitarem ou não convites para pegar, o que no fundo é a mesma coisa.
Queremos antes de analisar os factos, reiterar uma vez mais ( o que não era preciso...) o nosso respeito e admiração pelos forcados, e que nada nos move contra a direção da ANGF. Temos o direito de criticar, embora saibamos que no nosso País se convive mal com cr´tíca.

A - Quanto ao caso do Grupo de Alenquer, tenho que reconhecer que a solução, porventura não sendo a ideal, se calhar é a possível..., já que havendo uma cisão num grupo, lógicamente ficará aquele que mantém o nome, mas não há dúvidas que pode ter consequências negativas para os grupos de uma maneira geral, atendendo a que um elemento do grupo que ficou de fora organiza várias corridas..

B - Quanto ao boicote a uma empresa pelo facto de esta ter posto como condição a um grupo, a venda de bilhetes para a corrida em que este iria participar, já não posso estar mais em descordo.

1º - Pergunto: " Esta situação dos bilhetes com a Gestoiros é caso único ??? " Se não é, como toda a gente sabe, qual será o sentido de justiça ao tomar esta posição ???

2º - Será que num ano de crise, é útil á "FESTA", uma guerra que pode implicar o enfraquecimento de carteis em praças importantes ou até quiçá o encerramento das mesmas por um ano ???

3º - Quando determinada empresa muito importante, não aceitou tirar os burladeros de uma das suas praças, desrespeitando o que estava estabelecido, não houve tomadas de posição em força. Será que as medidas a tomar estão em proporção com o peso da empresa ?

4º - Depois de terem acabado com a corrida "FARPAS" ( porventura a mais importante no calendário taurino do Centro e Norte do País...), não serviu de exemplo para se pensar pôr a "FESTA" por cima de interesses ou embirrações ?

5º - Qunto á excepção de Beja e porventura da Chamusca, é de ver, que como é um dado adquirido que foi tangencial o resultado da votação, esta porventura não seria a mesma se não fossem alvitradas essas excepções.

6º - Foi dito na conferência que confrontando o empresário com o cabo do grupo que fez a participação, o empresário não negou ( ingénuo... )...
Mas desde quando a verdadeira justiça é feita assim, sem dar hipóteses a que o acusado pense a sua defesa ??? Esta é uma concepção terceiromundista da justiça...

7º - Ficou-se também a saber que qualquer pessoa a titulo individual, pode pagar para determinado grupo pegar esta ou aquela corrida... ( sem comentários ...)

8º E se a APET tomar também uma posição de força, como será temporada ???

Perante tudo isto que expus, quer-me parecer que a bomba tem vários corpos, um que rebentou no imediato e outros a rebentar por control remoto...

NOTA : É de estranhar o silencio da maior parte da imprensa quanto a estes tão importantes factos... mas cada um sabe de si...