MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 10 de abril de 2013





GENTE DIFERENTE

João Romão Tavares



O joão é filho do meu grande amigo José Romão Tavares, que foi um grande forcado do grupo de Montemor, mas curiosamente começou no Grupo de Portalegre em 2001.



Em 2009 mudou para o grupo de Montemor.




Pegou até á data 78 toiros e na maioria das vezes tocaram-lhe toiros grandes e dificeis.

Esta é a apresentação tipo, que faço sempre nestas minhas crónicas, mas o que verdadeiramente distingue aqueles de quem falo é a sua personalidade vista sobre o prisma humano.
 Aqui neste caso, trata-se de uma pessoa excelente que irradia bons presságios a quem com ele convive, que transparece ora num estar sorridente ora risonho, que desemboca em cordialidade, aquela cordialidade que lhe vem de ser Alentejano, e que me faz lembrar este poema de Miguel Torga:

Alentejo!

Minha terra total!
Meu Portugal
Aberto,

Eternamente incerto
Nas fronteiras, no tempo e nas colheitas!
Minhas desfeitas
Praças fortificadas!
Minhas insatisfeitas
Correrias,
A contar no franzido das lavradas
As rugas tatuadas
No rosto dos meus dias...

O João Romão Tavares é um Senhor de uma educação esmerada que se revela no contacto com os mais velhos, e tem ainda a qualidade de não ser cáustico em relação aos outros forcados independentemente dos grupos a que pertençam.
Para aqueles que como eu já passaram determinada idade, e que ás vezes põem em dúvida a geração actual, é reconfortante ver que hoje ainda há muitos jovens com a sua solidez moral e o seu saber estar.

Eu, graças ao supremo arquitecto do universo, sou amigo do João Romão...