MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 8 de abril de 2013




GENTE DIFERENTE


Francisco Mira



Despediu-se das arenas Francisco Mira, que foi enquanto por cá andou um Senhor que emocionou aqueles que amam a arte de pegar toiros, e que guarda vários troféus de melhores pegas.



O Francisco começou no grupo de Montemor onde em três épocas pegou 5 toiros passando depois para o grupo de Lisboa onde durante dez épocas pegou mais de 60 toiros.
Este palmarés fala por si e dispensa comentários.



Mas foi como aficionadso e na cultura da amizade que ainda mais se distinguiu. Nos treinos, teve até se despedir o entusiamo de quem começava, frequentava as praças de toiros nas corridas em que não pegava com assiduidade, tinha por todos os forcados estima, e como amigo reunia o conseso como tive a oportunidade de confirmar numa festa a que fui convidado por ele para ir a sua casa, e onde encontrei vários forcados de vários Grupos, sem nunca esbater a paixão pelo GFAL seu grupo de coração, e a quem brindou o seu último toiro..


Foi fundador e o 1º Presidente e durante muito tempo da Tertúlia da Amizade, que é tão só a representação viva do espirito do forcado amador, das paixões exacerbadas pelos grupos a que cada um pertence mas com control, em que o fio condutor da amizade se une ás recordações do passado dos convidados.
O Francisco como pessoa inspira respeito e confiança, e com o humor próprio de quem está de bem com a vida e com o mundo, transporta sempre a boa disposição que o caracteriza.
Sempre tive uma amizade muito especial com o Francisco Mira (por isso fiz questão de ser fotografado com ele antes da despedida),  mas sei que ao escrever estas linhas não sou traído pela amizade, penso mesmo que tudo o que escrevo fica além do merecido, para quem deixou história.



Eu sei que é moda de alguns grupos, não se despir a jaqueta na despedida, moda com a qual não concordo por pensar que a "FESTA" que tanto vive de misticismo, só ganharia com o sentimento dessa cerimónia, e foi pena que não fizesse, porque no MIRA enciaxava em pleno esta quadra da Sr. Dª. Mimela Cid:

E no gesto em que abraça
Comovido a Multidão
Despe a jaqueta na praça
Mas guarda-a no coração...



 Sorte Francisco e obrigado pelos momentos que me deste como forcado. Um grande abraço do amigo e admirador...

João Cortesão

Tudo tem um principio e um fim...